Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

sábado, 20 de setembro de 2014

Liga dos Campeões 1985/86, o primeiro triunfo socialista


A Romênia foi um estado socialista até 1989 e sob esse regime, o Steaua Bucareste, clube romeno, na época, controlado pelo Ministério da Defesa, venceu a Liga dos Campeões de 1985/86. Até chegar na derradeira partida, o clube passou pelo Vejle da Dinamarca, Honvéd da Hungria, Kuusysi da Finlândia e Anderlecht da Bélgica. Vale lembrar que nessa época o maior torneio de clubes europeus ainda era no sistema mata-mata.

A final, disputada no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, Sevilha, foi contra o poderoso Barcelona. Após empate sem gols, o time romeno venceu nos pênaltis por 2 a 0. A atuação do goleiro romeno Helmuth Ducadam é até hoje uma das mais memoráveis da história, não apenas por ele ter defendido brilhantemente todos os penaltis, mas porque esse foi o último jogo como profissional do goleiro. Pouco tempo após a partida, aos 27 anos, ele sofreu uma trombose que o deixou parcialmente paralisado do lado direito do corpo.

Jogo completo



Disputa por pênaltis





Imaginem a pressão sobre os jogadores do clube catalão. Até aquele momento, seu arquirrival Real Madrid já havia vencido seis títulos europeus, enquanto o Barcelona havia perdido a única final disputada até então, contra o Benfica em 1960/61. Digamos que enquanto o Real Madrid era um clube de nível continental, o Barcelona se restringia ao nacional e nas duas vezes que teve a chance de vencer o continental, perdeu. O Barça só veio a se tornar campeão da Liga dos Campeões na temporada 1990/91 ao bater a Sampdoria na final em Wembley.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

As semifinais dos Jogos Olímpicos de 1980 em Moscou


O futebol nos jogos de 1980 contaram com quatro seleções socialistas na semifinal do torneio. Mas numa análise fria, conseguimos entender os motivos. Esses jogos contaram com o boicote liderado pelos Estados Unidos em protesto à invasão do Afeganistão pela União Soviética. Com isso, grandes seleções europeias ficaram de fora.

Além disso, quando olhamos os classificados sul americanos percebemos o porquê do fraco desempenho do continente. A Argentina, campeã do pré-olímpico, aderiu ao boicote dos Estados Unidos e o terceiro colocado Peru, também o fez, sobrando a segunda vaga para a Venezuela, que se juntou aos vices do pré-olímpico, Colômbia.

As quartas de final foram as mais previsíveis da história olímpica, com União Soviética e Kuwait, Tchecoslováquia e Cuba, Alemanha Oriental e Iraque e Iugoslávia e Argélia.

No dia 29 de julho adentraram nos gramados dos estádios Luzhniki e Dynamo, ambos em Moscou, respectivamente, Alemanha Oriental e União Soviética e Iugoslávia e Tchecoslováquia. Vitórias alemã por 1 a 0 e tchecoslovaca por 2 a 0.

Na disputa pelo bronze, no dia 1 de agosto no estádio Dynamo, a seleção da casa venceu a Iugoslávia por 2 a 0.




No dia seguinte, no estádio Luzhniki, a Tchecoslováquia bateu a Alemanha Oriental por 1 a 0.


Tchecoslováquia ouro, Alemanha Oriental prata e União Soviética bronze.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...