Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

A União Soviética na Copa do Mundo de 1990


Essa foi a última Copa do Exército Vermelho. Em campo, talvez devido a um reflexo do já conturbado cenário político do país, a seleção soviética não correspondeu. Tida como uma das favoritas no grupo B, ao lado da Argentina, a equipe não passou da primeira fase e viu seus três adversários avançarem para as oitavas (como na época havia apenas 24 seleções na Copa do Mundo, alguns terceiros colocados também avançavam para as oitavas).

A estreia se deu contra a Romênia, no que poderia ser um clássico envolvendo duas seleções do bloco, contudo os romenos, oficialmente, deixaram de pertencer ao grupo dos países socialistas sob o comando de Moscou no dia 21 de dezembro de 1989.

A Romênia não se fez de rogada e sem cerimônias derrotou a União Soviética por 2 a 0 na cidade de Bari no dia 09 de junho, com direito a um gol de pênalti mal marcado, já que o toque de mão do soviético foi fora da área.




Já no dia 13 de junho, em Nápoles, a adversária seria a Argentina. Novamente uma derrota por 2 a 0 imposta pelos vice-campeões daquela Copa. Anota dramática da partida foi a fratura do goleiro argentino Pumpido.



 

Ao final da segunda rodada, o cenário do grupo tinha Camarões surpreendentemente classificados com quatro pontos, Argentina e Romênia com dois cada e União Soviética com zero (a vitória valia dois pontos na época).

Na última rodada, o Exército Vermelho precisava vencer Camarões e torcer para que não houvesse empate no jogo entre Romênia e Argentina.

A União Soviética fez a parte dela ao vencer os africanos por 4 a 0 em Bari no dia 18 de junho, gols de Oleg Protasov, Andrey Zyhmantovich, Aleksandr Zavarov e Igor Dobrovolskiy, porém um empate por 1 a 1 entre romenos e argentinos sacramentou o destino da União Soviética em sua última Copa.



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...