Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Brasil x Tchecoslováquia 1991

Em 31 de dezembro de 1992 a Tchecoslováquia deixava de existir. Tchecos e eslovacos, grupos étnicos que compunham a nação, já não estavam mais se entendendo. Com o "Divórcio de Veludo" se separaram, sem brigas e guerras, como sempre deveria ser.

Apesar de o comunismo já ter caído na data desse jogo, pois oficialmente o regime se encerrou em 29 de março de 1990, o processo só se consolidou com a separação.

A antiga bandeira perdura. Foi adotada pela República Tcheca.



Com o fim da nação, acabou-se a rica história de uma seleção. 2 vezes vice-campeã mundial, em 1938, perdendo para a Itália e em 1962, perdendo para o Brasil; 1 vez campeã europeia, em 1976, vencendo a poderosa Alemanha Ocidental; medalha de ouro nas Olimpíadas de 1980 e prata em 1964.


Nossa despedida ocorreu no dia 18 de dezembro de 1991 no estádio Serra Dourada em Goiânia. Vitória brasileira por 2 a 1.



Separados, tchecos e eslovacos não possuem a mesma força da Tchecoslováquia. Fica a saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...