Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Brasil contra os Azuis do Leste: os confrontos entre Brasil e Alemanha Oriental


A seleção alemã oriental de futebol não está entre as mais vitoriosas da história. Ao contrário, diferentemente da vizinha ocidental, conquistou apenas uma medalha de ouro olímpica em 1976 nas Olimpíadas de Montreal e um torneio amistoso em Caracas um ano antes, a Pequena Taça do Mundo, porém disputado contra clubes (Boavista de Portugal, Real Zaragoza da Espanha e Rosário Central da Argentina). 

Essa coadjuvância certamente influenciaria no histórico de confrontos entre a Alemanha Oriental e o Brasil. Foram apenas quatro jogos. O primeiro foi o mais importante, válido pela segunda fase da Copa do Mundo de 1974 na vizinha Alemanha Ocidental. Vitória brasileira por 1 a 0.





Após isso foram três amistosos. Curiosamente, todos visando a preparação para Copas do Mundo. Em 1982, vitória brasileira em Natal por 3 a 1.





Já em 1986, nova vitória brasileira em Goiânia por 3 a 0.




Finalmente no último jogo antes da viagem para a Itália em 1990, empate no Rio de Janeiro por 3 a 3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...