Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Liga dos Campeões da UEFA 1990/1991 - A vez da estrela do leste

A então chamada Taça dos Campeões Europeus 1990-91 foi a 36ª edição da Liga dos Campeões da UEFA. Diferentemente de hoje, onde os clubes são organizados em grupos para posteriormente passarem para o mata-mata, na época o torneio era disputado por eliminação simples em jogos de ida e volta.

Nesta edição, os dois finalistas foram o Olympique de Marselha da França e o Estrela Vermelha (Crvena Zvezda) da então, Iugoslávia, atual Sérvia.




Na primeira fase, o Estrela passou pelo Grasshopper da Suíça com um placar agregado de 5 a 2, enquanto o Olympique eliminou o Dínamo de Tirana da Albânia por 5 a 1. Dos favoritos, apenas o Panathinaikos decepcionou, sendo eliminado pelo Lech Poznan da Polônia.

E foi justamente o clube polonês o adversário do Olympique nas oitavas de final. No agregado, 8 a 4 para o franceses. Já o Estrela passou pelo Glasgow Rangers por 4 a 1. Nesta fase, o forte Napoli do final dos anos 80, início dos anos 90, ficou, eliminado pelo também forte Spartak Moscou.

Já nas quartas de final, com o afunilamento, o Olympique enfrentou seu primeiro adversário de gabarito, o Milan. Mesmo assim o time francês passou sem maiores dificuldades com uma vitória por 3 a 0 e um empate por 1 a 1. Enquanto isso, o Estrela digladiaria com seu "colega" comunista, o Dynamo Dresden da Alemanha Oriental. Os iugoslavos não tiveram dificuldades e eliminaram o alemães orientais com duas vitórias por 3 a 0. Além do Milan, essa fase viu a despedida do Porto e do Real Madrid, esse último também eliminado pelo Spartak Moscou.

As semifinais prometia o duelo do leste contro o oeste. De um lado Bayern de Munique e Olympique e do outro o Spartak e o Estrrela. Teríamos uma final comunista? O Estrela Vermelha fez sua parte ao eliminar o Bayern de Munique após uma vitória por 2 a 1 e um empate por 2 a 2. Contudo, os soviéticos do Spartak não fizeram sua parte. O Olympique encerrou a aventura dos moscovitas aos assinalar 5 a 2 no agregado.

Com isso, não teríamos a final comunista, mas haveria um grande duelo entre o ocidente e o leste europeus. Os franceses eram favoritos, mas em se tratando de uma partida única, tudo podia acontecer.

As duas equipes adentraram no campo do estádio San Nicola em Bari, Itália, no dia 29 de maio de 1991. Após um jogo muito disputado e sem gols, o título foi decidido na disputa por pênaltis, tendo Manuel Amoros, do clube francês, errado o alvo logo na primeira cobrança de sua equipe e Darko Pančev marcando o gol que deu a conquista ao time iugoslavo. Esse foi apenas o segundo e último título do torneio mais importante da Europa de um clube de um país socialista. O primeiro tinha sido o do Steua Bucareste da Romênia em 1985/1986.



O vídeo abaixo é um documentário em sérvio que mostra a campanha dos campeões.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...