Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

sábado, 2 de agosto de 2014

A Hungria na Copa do Mundo de 1986


A Copa de 1986 deveria ser esquecida pela seleção da Hungria. Eliminada ainda na primeira fase após sofrer uma goleada por 6 a 0 para a União Soviética, a maior do torneio, e um derrota para a França por 3 a 0, essa Copa mantém-se nos anais do futebol húngaro, duas vezes vice campeão mundial, por dois motivos. O primeiro é o fato de ser a última Copa disputada pela seleção até o presente momento e, consequentemente, o último da Hungria como uma nação pertencente à Cortina de Ferro. O regime caiu no país do leste europeu no dia 23 de outubro de 1989.

O primeiro jogo dos Magiares ocorreu no dia 02 de junho em Irapuato e logo de cara sofreram a citada goleada para a URSS no "clássico comunista", gols de Pavel Yakovenko (2'), Sergey Aleynikov (4'), Igor Belanov (24' pen), Ivan Yaremchuk (66', 75') e Sergey Rodionov (80').





Na segunda rodada enfrentaram o fraco Canadá e venceram por 2 a 0 no dia 06 de junho, também em Irapuato, gols de Márton Esterházy (2') e Lajos Détári (75').



A classificação seria decidida no dia 09 de junho em León contra a França. A derrota, com gols de Yannick Stopyra (29'), Jean Tigana (62') e Dominique Rocheteau (84'), sacramentou o destino dos húngaros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...