Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

sábado, 23 de agosto de 2014

O ouro soviético nos Jogos Olímpicos de 1988


A medalha de ouro da União Soviética nos Jogos Olímpicos de 1988 foi a última de uma seleção da Cortina de Ferro. Na campanha, o Exército Vermelho caiu no grupo C, ao lado de Argentina, os rivais da Guerra Fria, Estados Unidos, e a anfitriã Coreia do Sul.

No início amargaram um empate sem gols com a seleção local, na segunda rodada venceram os sulamericanos por 2 a 1 e na terceira os estadunidenses por 4 a 2.






Nas quartas de final despacharam a Austrália com um sonoro 3 a 0. Nas semifinais a vez foi da Itália, após empate no tempo normal por 1 a 1, vitória soviética na prorrogação por 3 a 2.



Na final, como todos já devem saber, venceram o Brasil por 2 a 1 na prorrogação após empate por 1 a 1 no tempo normal. O Brasil saiu na frente com Romário, mas a URSS empatou com um gol de pênalti de Dobrovolskyi e virou com um gol de Savichev.




 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...