Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O último jogo da Tchecoslováquia


O grupo 4 das eliminatórias europeias para a Copa de 1994 era composto no início da disputa por Bélgica, Romênia, Chipre, Ilhas Faroe, País de Gales e Tchecoslováquia. 

As partidas se iniciaram em 22 de abril de 1992 com uma vitória por 1 a 0 da Bélgica sobre o Chipre. A primeira partida dos tchecoslovacos ocorreu no dia 02 de setembro de 1992 contra a Bélgica em Praga, uma derrota por 2 a 1.

No dia 01 de janeiro de 1993, a Tchecoslováquia deixava de existir como nação, dividindo-se em República Tcheca e Eslováquia. Contudo, com as eliminatórias ainda em andamento, Tchecos e Eslovacos tiveram que se manter como um único time, chamado de "Representantes de Tchecos e Eslovacos", sigla RCS em inglês. Por isso, em termos estatísticos, a última partida da saudosa Tchecoslováquia ocorreu no dia 17 de novembro de 1993. Um empate em 0 a 0 com a Bélgica em Bruxelas.



Uma vitória simples era suficiente, mas sem a mesma motivação, perderam a vaga para romenos e belgas. Vale o detalhe de que o comunismo já não existia na Tchecoslováquia desde 1990, mas por tratar-se de uma notório país da Cortina de Ferro, vale o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...