Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Brasil x Iugoslávia 1991


Podemos dizer que o dia 30 de outubro de 1991 na cidade de Varginha, Minas Gerais, foi o ponto de partida do tetra campeonato de 1994. 

Esse dia foi a estréia do técnico Carlos Alberto Parreira no comando da seleção após a demissão de Paulo Roberto Falcão.

O jogo, como foram a maioria dos jogos entre Brasil e Iugoslávia (os brasileiros da Europa) foi movimentado e bastante interessante. No final, essa partida em Varginha terminou 3 a 1 para o Brasil, gols de Luis Henrique, Müller e Raí.


Oficialmente o socialismo foi abolido na Iugoslávia 12 dias antes, no dia 08 de outubro, mas pode-se dizer que o país ainda passava pela lenta transição que culminaria com sua desintegração. Essa, portanto, foi a última partida do Brasil contra a Iugoslávia composta por Sérvia, Bósnia, Croácia, Macedônia, Eslovênia e Montenegro.

Confrontos entre brasileiros e iugoslavos são recheados de história, inclusive com quatro partidas em Copas do Mundo, incluindo a primeira partida do Brasil em uma Copa em 1930.

Uma pena a Iugoslávia ter se desintegrado, pois juntos, sérvios e croatas, principalmente, eram uma força do futebol mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...