Este blog não tem conotação política. Sua função é apenas documentar o futebol dos países oriundos do antigo bloco socialista.
Comentários que não respeitarem o cunho esportivo deste blog serão recusados.

Salvo os que especificarem outras fontes, os artigos aqui apresentados são originais.
Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo: http://futebolcomunista.blogspot.com.br/. Lei Federal 9.610/98.

Os países aqui retratados foram na realidade SOCIALISTAS e nunca alcançaram o COMUNISMO propriamente dito.
Contudo, devido ao fato do socialismo ser uma etapa da filosofia comunista, optamos por utilizar o termo popular a que esses países eram designados.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

União Soviética x Alemanha Oriental 1989: Eliminatórias para a Copa de 1990


Uma das últimas grandes disputas entre duas seleções dos países da Cortina de Ferro ocorreu nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990 na Itália.

Nos dias 26 de abril de 1989 e 08 de outubro do mesmo ano, União Soviética e Alemanha Oriental travaram nas cidades de Kiev, que após a dissolução passou a ser a capital da Ucrânia, e na então Karl Marx Stadt, atual Chemnitz, dois confrontos válidos pelo grupo 3.

Ao lado das duas potências comunistas estavam Áustria, Turquia e Islândia. Era uma época de abertura política e econômica trazidas pela Glasnost e Perestroika e o mundo já respirava o vento da mudança. Um mês depois da segunda partida, caia o Muro de Berlim.



O primeiro jogo terminou União Soviética 3 x 0 Alemanha Oriental, gols de Dobrovolski, Litovchenko e Protasov.



Na segunda partida os alemães deram o troco, 2 a 1 de virada com gols de Kirsten e Sammer para a Alemanha e Lytovchenko para os soviéticos.



Estádio Ernst-Thälmann em Chemnitz, atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...